3.ª Sessão - presencial - 27 de junho de 2012
Aplicações utilitárias no âmbito das TIC. As ferramentas WEB na pesquisa e seleção da informação. A avaliação crítica da informação.
Esta foi uma sessão que começou atribulada. Primeiro como não tive conhecimento da alteração do local da formação para a Escola 2, 3, fui para a Escola Secundária de Arganil como havia sido na 1.ª Sessão.
Depois, tivemos grandes dificuldades a nível informático, e ficámos imenso tempo sem ligação à internet o que impossibilitou o bom inicio dos trabalhos. Estivemos imenso tempo, no período da manhã, a trabalhar em câmara lenta, à moda antiga. Foi difícil e desconfortável, mas pronto lá fomos cumprindo horário. Tivemos conhecimento do resumo feito pelas formadoras aos trabalhos realizados e enviados na 1.º sessão online.
Depois de um breve intervalo, demos início à sessão tomando conhecimento das ferramentas WEB que podemos e devemos utilizar na pesquisa e seleção da informação e a forma como o devemos fazer para podermos ensinar a fazer.
Porque a biblioteca de hoje é uma biblioteca híbrida com imensos conteúdos disponibilizados online explorámos ao máximo o Portal da RBE, aprendendo as várias formas de pesquisa avançada com operadores boleanos em catálogos de BEs e catálogos coletivos, bem como em outras bases de dados.
Efetuámos, em grupo, a resolução da ficha de atividade n.º 5 - Tarefa: Exploração da página da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Efetuei este trabalho com o João Martins que depois de concluída partilhámos no Forum 6. Ver
Pesquisar pede paciência e é um processo que requer o cumprimento de algumas etapas, a saber: identificar o tema que pretendemos, procurar as fontes de informação, selecionar os documentos, retirar a informação pertinente nesses documentos, tratar essa informação para podermos comunicá-la e assim gerar conhecimento.
A forma como pesquisamos será importante na recolha da resposta do que procuramos, quanto mais soubermos como as coisas se devem fazer, melhor as faremos. Melhor saberemos ajudar e ensinar.
Por exemplo: é diferente pesquisarmos no google o tema 25 de abril pura e simplesmente - o motor de buscar devolve-nos um determinado número de documentos; mas se pesquisarmos o mesmo termo mas entre aspas "25 de abril" o mesmo motor de buscar devolve-nos muito menos documentos, o que quer dizer que a procura foi restrita, e quanto isto restrita ela for, mas específica ela se torna.
Quando queremos pesquisar por exemplo poluição, mas não queremos poluição da água, basta colocarmos poluição -água, que o motor de buscar dá-nos os documentos que falem sobre a poluição mas não sobre a poluição da água, restringimos por isso o nosso âmbito de pesquisa. Se colocarmos poluição or água ele devolve-nos informação com os documentos que tenham pelo menos um dos termos. Se quisermos os documentos sobre poluição da água basta colocarmos este termo no motor de pesquisa sem precisarmos de colocar poluição and água.
Esquematicamente, os operadores boleanos fazem isto:
por exemplo: revolução abril 1974 : site. blogspot.com, o motor de buscar devolve-nos apenas os links que pertençam a este tipo de sites.
A pesquisa avançada do google permite restringir a busca. Assim que se quisermos pesquisar só em determinado formato. Ex ppt, fazemos poluição da agua filetype:ppt, o motor de buscar devolve-nos apenas os documentos que são powerpoint.
Podemos ainda procurar apenas os documentos escritos em português e ele vai devolver-nos os que estão no português do Brasil; podemos procurar as páginas de Portugal; as páginas estrangeiras traduzidas; os sites com imagens, etc, etc.
Precisamos estar alertas e ler em todas as direções....
Tudo isto, "obriga-nos" a proceder à avaliação nos seguintes parâmetros:
- Como aceder à informação?
- Que motores de pesquisa?
- Que sites devem ser considerados relevantes?
- Como evitar informação errónea e ofensiva?
- Como recolher a informação?
- Repudiar a pesquisa pela pesquisa;
- Ter diretrizes precisas;
- Conhecer a credibilidade e fiabilidade do site;
- Demonstrar espírito crítico;
- Evitar cópias integrais e por isso o plágio;
- Refletir sobre a ética da informação na escola, propriedade e privacidade – Direitos de autor. EX: ... http://grandec.org/
Sem comentários:
Enviar um comentário