2.ª Sessão - 1.ª Online

2.ª Sessão - online - 22 de junho de 2012

Os Serviços em Rede. O uso da Internet. O Acesso à Informação dentro e fora da Escola

Demos inicio à nossa 1.ª sessão online. Estávamos no dia 22 de Junho de 2012, por volta das 14h. A partir de Tábua para todo o mundo. Que enorme responsabilidade!!!

Esta foi feita de forma assíncrona, que quer dizer simultânea, mas à distância.

As formadoras abriram a sessão.
Os temas eram:
  1. Os serviços em rede;
  2. O uso da Internet;
  3. Acesso à informação dentro e fora da escola, que fazia parte do conteúdo n.º3.
Foram, de imediato disponibilizados os seguintes documentos de apoio:
  1. Guia de apoio à sessão - Documento (PDF);
  2. Documento de apoio à sessão (PDF);
  3. PDF do documento: "Para uma gestão integrada da biblioteca escolar do agrupamento";
  4. Ficha de análise de Blogues, e
  5. Pesquisa de informação em repositórios - Tabela 1.
Todos estes documentos e os que farão parte desta formação estão e serão guardados no meu Google Docs.

As atividades propostas para esta sessão foram:


Fórum 4 - Atividade 3.1: Exploração de Blogues
ou
Forum 5 - Actividade 3.2: Pesquisa de informação em repositórios digitais
e
Atividade 4 (trabalho obrigatório): Identificação de recursos para apoio ao utilizador 

Quanto às duas primeiras atividades e como eram de escolha, foi-nos dada uma lista de blogues e de repositórios digitais, são colecções de informação digital, que podem ser construídas de diferentes formas e com diferentes propósitos, que arquivei no meu Google Docs, para escolhermos um e com base numa série de parâmetros que constam da ficha análise e da tabela 1, efetuarmos uma análise e avaliação do escolhido. 
Não efetuei o trabalho de pesquisa de informação em repositórios digitais nem selecionei nenhum blogue da lista e optei, porque era permitido, avaliar um blogue que achei muito interessante e adequado ao público para quem trabalho atualmente. O blogue que escolhi foi O Sabichão, passem por lá e digam o que acharam. 

Quanto à atividade 4, que era de caráter obrigatório, foi-nos pedido que imaginássemos a situação de um alunos ou um grupo de alunos que precisassem de apoio para um trabalho de pesquisa na BE. Tendo em conta um tema, um determinado ano de escolaridade e uma disciplina à nossa escolha, indicássemos 4 recursos/documentos (impressos ou não) que a BE disponibilizaria fisicamente e 2 recursos digitais acessíveis na Web, preenchermos uma tabela que se encontrava na plataforma e que está arquivada no meu Google Docs.
Estes dois trabalhos teriam que ser feitos até às 23,59h do dia 25 de junho e colocados na plataforma moodle, no local designado por Fórum 4 e Atividade 4, respetivamente. Cumpri na íntegra.

Foram muitos os aspetos interessantes, ou não estivesse eu a aprender a "dar os primeiros passos" por estes caminhos, nomeadamente os fóruns e as sessões online. Já muito tinha lido sobre o assunto, mas na prática ainda não tinha tido oportunidade de trabalhar. E de fato este já é o presente e será cada vez mais o futuro de muitas formações. Fica testado que é possível aprender sozinho, em qualquer sala de aula à nossa dimensão e no horário que acharmos melhor.

Na exploração dos blogues na procura de outro que me seduzisse mais, encontrei ideias e possibilidades interessantes que de imediato procurei "copiar" e alimentar o blogue da BE onde trabalho, em particular a referência a outros blogues, a sites e a links para jogos úteis ao público que apoio.

Não encontrei constrangimentos que sejam passíveis de mencionar, apenas o stress de há hora marcada estar online para não ter falta, logo nesta primeira sessão. Penso que isto se deve à enorme vontade de aprender e querer saber sempre mais para melhor desempenhar todas as minhas funções.

Sem comentários:

Enviar um comentário