4.ª Sessão

4.ª Sessão - 2.ª sessão online - 28 de junho de 2012


A biblioteca híbrida: disponibilização de conteúdos online.Catálogos e outras bases de dados online.Avaliação critica da informação.


Os conteúdos desta sessão são os seguintes:

  1. A biblioteca híbrida: catálogos e outras bases de dados online;
  2. As ferramentas Web na pesquisa e seleção da informação;
  3. Avaliação crítica da informação.


Os objetivos a atingir são:


  • Ser capaz de efetuar uma pesquisa e recuperar informação em catálogos diversos;
  • Conseguir localizar e explorar recursos na Internet;
  • Utilizar critérios de avaliação da informação e das páginas web;
  • Explorar potencialidades de utilização das TIC nas Bibliotecas Escolares.

Na sequência da sessão anterior, demos continuidade à última parte da mesma.

Isto é, tendo em atenção a missão da Biblioteca Escolar como agente de grande importância na formação dos nossos utilizadores, temos que estar preparados(as) para os ajudar no uso da informação que se encontra amplamente disponível neste centro de recursos, quer físico, quer digital, dado que esta é para a escola como a porta de acesso ao mundo informativo.


As funções da Biblioteca de hoje não se circunscrevem apenas a facilitar o acesso à informação, mas sobretudo a formar para o uso autónomo da mesma - saber procurar e recuperar a informação é apenas uma das etapas, mas é uma etapa fundamental nas competências exigidas no mundo de hoje.


Por isso é essencial que conheçamos os recursos informativos que a biblioteca disponibiliza, 

e aqueles que se encontram acessíveis (ou podem vir a estar) a partir dela. Mas para isso é necessário que saibamos localizar e selecionar esses recursos, isto é que saibamos que ferramentas e estratégias de pesquisa, nomeadamente nos catálogos, temos; é, também, necessário que saibamos localizar e selecionar os recursos digitais que estão disponíveis ao passo de um clic, isto é que ferramentas e estratégias de pesquisa é que sei que estão disponíveis na Internet.
Será que sabemos como podemos encontrar informação fiável? Será que sabemos que motores de busca existem e o que é que eles que exigem? Será que sabemos como aceder e recuperar, restringir ou alargar o âmbito da pesquisa?

Assim, antes de iniciarmos qualquer processo de pesquisa, devemos tentar responder a estas questões:
• O que procuramos?
• Para quê?
• Como devo procurar?
• Onde a podemos encontrar?


Depois de encontrarmos o que procurávamos devemos colocar outras questões:
  • Que endereços/sítios me parecem mais fiáveis? 
  • Quem é o autor da página?
  • etc…. 
A questão da  ética da informação na escola, ou do uso ético da informação que se relaciona 
com os direitos de autor, é muito importante, já afirmava Luísa Correia em 2008, na A Ética da Informação para jovens utilizadores da BE, disponível em  http://www.rbe.min-edu.pt/news/newsletter3/literacias_etica.pdf "Vive-se na era do plágio e do copy/past. A nível pessoal, estes alunos também desconhecem as regras básicas de segurança a respeitar nos ambientes que mais frequentam, como  fóruns, chats, fotologs, Hi5, blogs…etc.”, por isso teremos que ser nós a alertá-los e a elucidá-los para estas questões importantíssimas.


Estaremos, assim, a avaliar criticamente a informação disponível na web, só assim é que adquirimos e transmitimos conhecimento fundamentado.

Tendo em conta alguns propostas de leitura que constavam do guia da sessão, foi-nos proposta a resolução da ficha de atividade 6 - Tabela de avaliação de sítios Web - Avaliação crítica da informação e a atividade 7: exploração de catálogos das escolas e catálogos de redes concelhias.
Quanto à primeira tarefa travasse de efetuar a avaliação do portal Centro de Documentação 25 de Abril [em linha], cujo URL é o seguinte: http://www1.ci.uc.pt/cd25a/wikka.php?wakka=HomePage. Não foi difícil elaborar este trabalho já que a tabela que nos foi fornecida era elucidativa e acessível e até pude avaliar um site que desconhecia e que achei muito útil para o futuro do meu trabalho na BE. É um dos sites interessantes que recomendei no meu blog e no da BE. Este trabalho podia ter sido feito em grupo, mas decidi fazê-lo sozinha. Assim que terminei, coloquei-o no fórum respetivo.


Quanto à segunda tarefa a sua resolução começou por ser rápida. 
Ou seja, a consulta a catálogos das escolas e a catálogos de redes concelhias, disponíveis a partir do site da RBE, foi fácil. Como não pude terminar o trabalho nesse dia, deixei para à noite, a partir de casa, concluir. Qual não foi o meu espanto quando, à noite, já não consegui aceder a nada. Ainda pensei que fosse do meu PC e deixei para o outro dia. Mas no dia seguinte o erro manteve-se. Quase entrei em pânico. Mas depois verifiquei que deveria ser problema da plataforma da DREC, pois nos catálogos de outras Direções Regionais não havia qualquer erro. 
Fiquei a aguardar que o problema se resolvesse e nos fosse comunicado que o assunto estaria ultrapassado. Isso veio a verificar-se no sábado. 
Uma vez sanado o erro reiniciei e concluí o trabalho. Foi interessante fazê-lo e verificar que dependendo da plataforma escolhida assim os interfaces dos catálogos são diferentes, uns mais apelativos, outros mais informativos, mas com a mesma finalidade - devolver o que é pedido e com muita ou pouca definição.
A conclusão da tarefa foi fácil e rapidamente a coloquei no local indicado para o efeito. Toda esta documentação está arquivada no meu Google Drive.
Esta foi uma das sessões que me deu particular gozo realizar. Modéstia à parte penso que, para quem não é nativo digital, se está a sair muito bem.
Venham de lá mais trabalhos e desafios.

Sem comentários:

Enviar um comentário