5.ª Sessão

5.ª Sessão – presencial - 4 de julho de 2012

A WEB 2.0 - definição, vantagens e limitações.
As ferramentas WEB 2.0 de difusão da informação: os marcadores sociais (DIIGO, Blogue,Twitter, Facebook…).


Estamos naquela que será a última sessão presencial desta formação.
Parece mentira, mas o tempo voou e com certeza muito mais haveria por aprender, mas daqui para a frente cabe-nos explorar todos os conhecimentos adquiridos e todas as ferramentas dadas. Sabemos que poderemos contar com as formadoras que de imediato se disponibilizaram para tudo.

São grandes as minhas expectativas para esta sessão, uma vez que o tema da mesma é, muito interessante, nomeadamente as ferramentas da WEB 2.0 - o grande boom da criação, guarda, partilha e difusão da informação, em particular o google docs, o google picasa, o google calender, etc e os marcadores sociais: Blogue, Diigo, Facebook, Twitter, Slideshare, e muitos mais que quase diariamente invadem o nosso mundo internauta.

O que é afinal a WEB 2.0?
Web 2.0 significa a mudança da forma como cada utilizador utiliza a Internet: esta 
passa a ser uma imensa plataforma onde qualquer pessoa pode ter o seu espaço online, publicar conteúdos e por isso partilhar com muito mais pessoas e mais rapidamente.

A Web social emerge como a característica mais relevante da Web 2.0 permitindo que a rede global seja usada de forma colaborativa e  descentralizada.

O que é a BIBLIOTECA 2.0?
É, antes de mais, a biblioteca dos nossos dias que possui características especiais, entre elas: especialmente centrada no utilizador, isto é, os utilizadores participam na criação de conteúdos e serviços; disponibiliza, cada vez mais, recursos multimédia, não é só o livro físico que está presente, mas com ele coabitam recursos audio, multimédia e DVD's; ela deve permitir que os seus utilizadores a mudem; deve procurar incessante novos serviços e permitir que as comunidades procurem, encontrem, utilizem e produzam informação à distância de um clic - é a sua característica comunitária.
As ferramentas da Web social permitem à BE melhorar significativamente os seus serviços. Como? Possibilitando mais comunicação a colaboração é tendencialmente melhor, já que permite online a criação de comunidades, estas "obrigam" que os recursos da BE sejam acessíveis, os serviços e conteúdos estejam onde e quando são necessários e para um número cada vez maior de utilizadores que não se contentam em apenas aceder aos conteúdos, querem poder interagir uns com os outros. A BE tem de estar onde o utilizador está, seja ele quem for.

Após uma breve introdução ao tema da sessão, começámos por explorar o Blogger que é uma das ferramentas da Web 2.0 de rápida e simples atualização, disponibilizado pela Google. Para ser interessante precisa estar atualizado, ser  apelativo e inovador. É das ferramentas mais usadas para difundir informação. É de fácil publicação, normalmente segue uma ordem cronológica. Trata-se de uma ferramenta social porque permite a interação com  os leitores. Possibilita a copulação de imagens, vídeos, músicas, permite ligações para favoritos - sites, links, blogs, notícias, eventos, enfim um manancial de possibilidades.

O nosso blogue servirá de portfolio da formação.


Depois explorámos outra ferramenta do google: o google docs, ou para quem tem o google+ o google drive. Este reúne numa única ferramenta um processador de texto, uma folha de cálculo e um criador de apresentações; os ficheiros podem ser partilhados, abertos e editados por múltiplas pessoas ao mesmo tempo. Foi isto que aprendemos a fazer nesta sessão. É algo difícil de explicar, mas vou tentar. 
Na pestana criar documento, escolhemos a forma pretendida, se é documento, apresentação, folha de cálculo, etc. Ver

Aprendemos a organizar e partilhar fotos online a partir do google picasa, ou google photos, disponibilizando esta informação no nosso blogue.


Foram muitos os desafios enfrentados e concretizados. Outros nem por isso, mas fica a promessa de, com o tempo e a calma necessários, serem conseguidos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário